The best web hosting reviews updated with new hosting providers. HostGator Reviews ratings and coupon codes.

Produtos do Concelho

 

Vinho:                    


O vinho de Portel é um produto marcado pela qualidade e tipicidade. Das vinhas plantadas entre Santana e Portel nasce este precioso néctar, os tão afamados e já preamiados vinhos que acompanham na perfeição com a gastronómia do concelho.
 
 
Produtores de vinho
 
Joaquim José de Aires Pinto 
 
 Encontram-se no mercado os seguintes vinhos:  Fonte dos Velhos Colheita Seleccionada Tinto; Fonte dos Velhos Aragonês Tinto; Vale João Nunes Branco e Tinto; D'Aires 2010 Branco e Tinto; Reserva Fonte dos Velhos 2005;

Prémios: Fonte dos Velhos Vinho Regional 2002 - Menção honrosa no World Wine Contest (Estoril 2004); Fonte dos Velhos Aragonês 2003 - 3º Prémio no Concurso de vinhos engarrafados do Alentejo em 2005; Fonte dos Velhos Colheita Seleccionada Tinto 2006 – Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas 2011.

Monte Cruz - Sociedade Agrícola Monte Cruz, Lda

 Nas proximidades da Vila de Portel, na Herdade Monte do Outeiro produzem-se  vinhos de qualidade reconhecida nacional e internacionalmente, encontram-se no mercado os seguintes:  Monte Cruz Tinto 2007; Monte Cruz Syrah 2006; Monte Cruz Antão Vaz 2009; Tem Avondo 2008, são vinhos de colheita selecionada de aroma perfumado, complexidade elegante e persistente.

-Visitas guiadas à adega e prova de vinhos mediante marcação

 
 
Artesanato:
 

  A cortiça é o material que está na origem de um grande número de objectos produzidos no concelho, o que não surpreenderá, visto que nos sencontramos numa região de montado, onde impera o sobreiro, a árvore de onde a cortiça se extrai.

  O azulejo pintado à mão, os trabalhos em estanho, pintura em cerâmica e vidro, e as rendas completam a oferta de artesanato do concelho. 

COURO E PELES                          

 

 
CORTIÇA                                      


 
MADEIRA E BUINHO                      

 


OUTRAS ARTES DECORATIVAS (
Azulejo pintado à mão, trabalhos em estanho, pintura em cerâmica e vidro, e as rendas completam a oferta de artesanato do concelho).
 
 
 
 
Bolos/Doçaria:
 

  No concelho a doçaria é rica e variada sendo representada pelos tradicionais bolos folhados, as popias ou os biscoitos, com destaque para o bolo podre de Portel onde o mel é ingrediente essencial.

 

 

Azeite:  
               
 

  O azeite de Portel possui uma qualidade ímpar, resultante da sua extracção da variedade de azeitona galega que predomina nos olivais envolventes da Serra de Portel e lhe confere um aroma e um paladar especial.

  Elemento essencial na gastronomia alentejana, é o ingrediente mais comum na maioria das receitas  tradicionais. A sua utilização é variada, nas sopas ou nas açordas, na doçaria ou apenas na degustação com o pão, o azeite é muito apreciado.

  A extracção do azeite é feita na Cooperativa Agrícola de Portel por meio de um moderno sistema, onde a qualidade da azeitona, o controlo da temperatura e da higiene permitem a obtenção de um produto de alta qualidade e de elevada pureza, caracterizado por um reduzido grau de acidez.O azeite S. Pedro é um produto certificado e a sua qualidade foi já distinguida em diversos concursos, tanto em Portugal como no estrangeiro.

 
 
 Mel:       
                  
                                                                                                                                                               
                                          
 

  O rosmaninho (Lavandula stoechas), planta aromática que predomina na serra, dá origem ao mel característico desta região. O mel de rosmaninho apresenta uma cor amarela clara, transparente e brilhante, possui um aroma suavemente mentolado e um gosto doce e suave, características que o tornam um produto muito apreciado, com uma qualidade ímpar. O mel de rosmaninho marca presença no Concurso de Mel que se realiza em Agosto. 

 

 

 

Queijos:            
 
 
 
 
  Os queijos de cabra e de ovelha, quer sejam frescos ou curados, são feitos através de um processo tradicional de fabrico nas queijarias em Oriola, Portel e Santana.
 
                                     
 
 
 
 Enchidos:
 
                                        
 
 

  Os tradicionais enchidos de Portel são de excelente qualidade. A carne e o tempero dos mais puros aromas da terra marcam um produto que no concelho encontramos na Amieira, em Oriola e Monte do Trigo.