The best web hosting reviews updated with new hosting providers. HostGator Reviews ratings and coupon codes.

Gastronomia

 

Em Portel temos "mil e uma" maneira de fazer sopas a que damos o nome de açordas. Conforme os ingredientes abundantes da época bem como a estação do ano assim as açordas. Temos a açorda de alho, de cação, de beldroegas, de peixe do rio, de tomate, de favas, de carne frita.

Nos meses de Inverno, a carne de porco é componente essencial na nossa alimentação, existe nas migas, no cozido de grão, ou na rechina, prato obrigatório da matança, confeccionado com as vísceras do porco e nos enchidos indispensáveis em qualquer refeição.

Os pratos de caça são também muito apreciados.

Pela Páscoa come-se o Borrego, em ensopado ou assado no forno.

Ainda hoje se mantêm alguns hábitos tradicionais da população como a apanha das cilarcas(cogumelo) – obrigatórias no calducho (espécie de migas com bacalhau) e no ensopado de borrego - e de algumas ervas aromáticas, como o poejo

Nos meses de verão o tradicional gaspacho.

Na doçaria regional temos os bolos folhados, os cucharros, as merendeiras, o bolo podre, as pupias e os biscoitos.

Nos fritos – as filhoses, os pastéis de grão, os borrachos ou bêbados que geralmente são confeccionados pelo Natal ou pelo Carnaval.

 

Venha degustar–se com os sabores fortes das Ervas Naturais na arte de bem cozinhar em toda a região, bem como comprar produtos ricos em sabores pelo saber fazer de experiências milenares.